A Análise Psico-Orgânica – As vias corporais de uma psicanálise é um livro dedicado ao pensamento psico-orgânico.

“Sua originalidade segue em dois sentidos, da psique em direção ao corpo e do corpo em direção à psique. Citando Anne Fraisse: ‘Esse método estuda como, de uma palavra passando por uma imagem e uma pré-imagem, o corpo é tocado. Ele analisa também um fenômeno no caminho inverso: como, a partir, do inconsciente corporal pode se formar uma imagem e dizer uma palavra’. As técnicas terapêuticas propostas combinam abordagem verbal e abordagem corporal. É aqui que questões podem ser colocadas relacionadas aos limites entre o “toque”, as “massagens” e outras práticas que podem parecer invasivas, mas não mais do que intervenções verbais desastradas. No entanto, a questão dos limites das intervenções, sejam elas corporais ou verbais, não é ignorada. Ao contrário, ela é central, principalmente no processo de formação dos futuros terapeutas.

No geral, percebemos o desejo de uma abordagem o mais ampla possível, uma filosofia aberta às teorias tradicionais e, ao mesmo tempo, preocupada em deixar um espaço importante para o corpo, para as emoções e, inclusive, para a espiritualidade percebida por Marc Tocquet.

Essa jovem ciência merece seu lugar no rol das psicoterapias por sua originalidade, sua vontade de integração e também pela transparência expressa nesta obra, que torna acessíveis conceitos complexos e frequentemente discutidos.”

Dr. Robert Neuburger

Traduzido por Lucy Tie Kanaya
587 páginas
16x23cm
ISBN: 978-65-87249-19-3
R$87,00