Nos Tempos do Trianon: Campos se diverte!um livro lançado para celebrar o centenário da inauguração do notório teatro, e que  pretende dar uma contribuição à história de Campos, do estado do Rio de Janeiro, do entretenimento, sem perder de vista o intuito de iluminar a trajetória de Carneirinho, um homem e uma família no tempo e no espaço.

Por meio de pesquisas em jornais da época e em acervo familiar inédito, Juliana Carneiro e Victor Melo partem de um passeio pela vida cultural da Campos na transição dos séculos XIX e XX, sugerindo que as ações de Francisco de Paula Carneiro e a criação de sua mais notável obra, o Teatro Trianon, só podem ser plenamente compreendidas no cenário de uma cidade em transformação, na qual, a despeito de sua vocação rural, percebe-se um processo de urbanização, de adesão a ideais de civilização e progresso, de vitalidade cultural. O livro discute como nesse âmbito se delineou o perfil do obstinado empresário que desejava inserir a “Pérola do Paraíba” no circuito artístico nacional, intenção que fica clara na programação da casa teatral, nessa obra discutida como sinal de sua pujança. Nos Tempos do Trianon: Campos se diverte! é um registro para que não se saiba ou não se esqueça dos feitos de Carneirinho. Para que todos possam se orgulhar de uma terra que teve o Trianon como símbolo.

Para quem quiser ter mais informações, o site  http://teatrotrianon.com traz a história, fotos e curiosidades sobre o teatro e a cidade que o circundava.

Autores:  Juliana Carneiro e Victor Melo

208 páginas

21x25cm

ISBN: 978-65-87249-37-7

R$100,00